História da Aceleradora da OBr

2007 – Fundação da Aceleradora

A Outsource Brazil (OBr) foi fundada em 2007 como uma organização com foco em internacionalização de empresas de base tecnológica com uma atuação direta em aceleração na penetração de mercados, em especial o mercado norte-americano.

2009 – Primeira iniciativa no Vale do Silício

Em 2009, lançou a sua primeira iniciativa de aproximação de empresas e startups brasileiras com investidores no Vale do Silício, criando o evento Brazil SV Meet, no Plug & Play Tech Center, que contou com a participação de 12 empresas e startups brasileiras, e que teve como objetivo aproximar os empresários e empreendedores brasileiros do eco sistema do Vale do Silício e ajudá-los a construir sua plataforma de relacionamentos com investidores e mentores. Este evento foi repetido mais algumas vezes até que amadureceu e passou a ser uma semana de imersão intensiva no Vale do Silício, tornando-se um dos principais eventos carro-chefe da OBr, e tendo como clientes o Sebrae do Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul, o Centro de Empreendedorismo do IBMEC, bem como organizações como o Grupo Positivo, GetNet, Algar Tecnologia, Sênior Sistemas, entre outras. Vale conferir os depoimentos no site do Brazil SV Meet.

2011 – Consolidação nos Estados Unidos

Parte deste aprendizado determinou que precisávamos ter uma atuação 24 x 7 no mercado local e, no final de 2011, com uma demanda contínua para busca de relacionamentos de aceleração, a OBr contratou uma executiva para liderar a consolidação das atividades de aceleração da empresa na região e abriu o seu escritório, com o objetivo de construir uma rede de relacionamentos com investidores e mentores para fundamentar a nossa metodologia de aceleração voltada para resultados fundamentados pela abordagem da “engenharia reversa” e a disseminação de uma cultura colaborativa.

2012 – A Aceleradora é selecionada pelo Startup Brasil

Em 2012, a OBr fundou, no Rio de Janeiro, a aceleradora específica para startups a qual foi uma das aprovadas no primeiro edital do Programa Startup Brasil.

2013 – Abertura da filial em Maceió

Com um portfolio inicial de 4 startups no Nordeste, e tendo clientes ativos na região Nordeste, no início de 2013 abriu sua filial em Maceió.

2014 – Consolidação da posição no Brasil e no Vale do Silício

Em 2014, consolidou a sua posição no Brasil e no Vale do Silício, com uma equipe executiva bastante experiente, que participou de diversas iniciativas de internacionalização e amadurecimento empresarial (somadas as experiências totaliza mais que 150 anos), manteve uma atuação focada no amadurecimento da sua metodologia de aceleração, aproveitando o legado de internacionalização com base em resultados tangíveis, e conjugada com o aprendizado da dinâmica do ciclo de vida das startups. No capítulo sobre metodologia de aceleração, daremos uma explicação detalhada sobre a mesma.