Blog

Inovação - Internacionalização - Aceleração

Brasil surfando cada vez mais a onda do empreendedorismo e transformação digital

Por Robert Janssen

O retorno do programa do Startup Brasil à ativa é um bom sinal de que o nosso ecossistema continua evoluindo e amadurecendo. Seguindo na linha de pensamento de Vivek Wadhwa (Driver in the Driverless Car), o Brasil está entrando na segunda onda do empreendedorismo digital. A primeira foi quando muitas propostas e projetos eram meras cópias de outras startups bem-sucedidas em mercados mais maduros. Wadhwa defende que o processo de amadurecimento de um ecossistema possui 3 ondas, a primeira do “copy cat”, a segunda, onde se já tem propostas híbridas que adaptam culturalmente projetos bem-sucedidos, e a terceira onda, em que o ecossistema é capaz de produzir propostas locais com apelo global.

O Brasil parece estar chegando na segunda onda e isso é bom e necessário. Programas estruturantes como o Startup Brasil, Startup Rio, Seed, Startup Curitiba, Startup Porto Alegre, Indústria 4.0, e muitos outros, na medida em que também amadurecem, ajudam a acelerar a construção da espinha dorsal que dará sustentabilidade para a segunda e terceira ondas. Nós da OBr estamos contentes por podermos novamente participar e contribuir para o Startup Brasil, ao mesmo tempo em que lançamos o nosso novo programa de aceleração global em parceria com a Velocity dos EUA.

Do nosso ponto de vista do Vale, acreditamos que o Brasil esteja atravessando um momento ímpar para promover as mudanças estruturais necessárias, tendo a reboque dois movimentos propulsores inevitáveis, e como talvez o ex-Ministro Macri falaria, “imparáveis”, a saber: a transformação digital e o espírito empreendedor. O “tsunami digital” está pouco a pouco demolindo as barreiras do corporativismo inútil, movido pela máxima da manifestação do espírito empreendedor.

O espírito empreendedor corre em abundância nas veias dos brasileiros, assunto que quero abordar em separado em um próximo post, pois o Brasil merece sempre um capítulo especial. Boa jornada para todos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *