Blog

Inovação - Internacionalização - Aceleração

Os empreendedores e os surfistas de Mavericks

Por: Robert Janssen

Nas próximas semanas, vários dos mais reconhecidos e destemidos surfistas do mundo se reunirão em Pilar Point, Half Moon Bay, na costa entre San Francisco e San Jose, no norte da Califórnia, para surfar as famosas Mavericks, ondas gigantes consideradas uma das mais monstruosas do planeta. Por eu ter sido adepto do esporte no passado, tenho um interesse especial no tema. E quanto mais aprendo sobre a origem das ondas Mavericks e seus protagonistas, mais eu vejo semelhanças com o empreendedorismo, em especial com o mindset.

Ouvir a entrevista de Jeff Clark, um dos pioneiros e veteranos das Mavericks, sobre sua motivação para encarar as ondas gigantes, reproduz os mesmos atributos do empreendedor bem-sucedido. Ficou evidente como os surfistas de Mavericks e os melhores empreendedores são, em muitos aspectos, bastante parecidos. Ambos são raros ‑ excitantes e destemidos. Como as ondas Maverick, o mundo dos negócios pode engolir aqueles despreparados e mal equipados. Ter sucesso requer talento especial, foco, desejo, impulso e habilidade do ponto de vista individual, além de preparação, planejamento e compromisso, juntamente com uma base de informações e mentores experientes (surfistas que surfaram Mavericks antes).

Existem milhões de surfistas ao redor do mundo, assim como milhões de pessoas que lançam novos negócios e criam startups. Na realidade, não é difícil começar. Mesmo um menino de meia-idade como eu pode surfar uma onda, mas como você sobrevive às Mavericks? Como você sobrevive nos negócios? É aí que vem a especialização, a preparação, o destemor e a intensidade incondicional. Como no mundo dos negócios, Pilar Point com suas Mavericks não é um lugar para amadores, nem é um lugar perfeito para surfistas comuns. É reservado para a fraternidade da elite de surfistas destemidos que estão no topo da profissão de surf, e cujo conhecimento e habilidade são acompanhados por uma vantagem psicológica considerável. Eles são os melhores entre os melhores.

No depoimento de Jeff Clark, fica evidente na sua fala que o que faz a diferença, e vale para os empreendedores, é ter confiança na sua habilidade respaldada por diversas experimentações. Ele sabia como chegar e onde se posicionar após a arrebentação, no meio dos recifes, pronto para ser o primeiro a ter a oportunidade de descer a onda, assim como o empreendedor, que conhece seu posicionamento de mercado e seu diferencial competitivo. Uma vez que tenha encontrado esse posicionamento, ele estaria totalmente comprometido com a execução, o que para um empreendedor é o seu maior desafio. “Ideas are cheap, execution is priceless. The Mavericks and the Valley are not for amateurs”.