Blog

Inovação - Internacionalização - Aceleração

QUAIS SÃO OS PERFIS DE MENTORES MAIS DESEJADOS PARA QUE SUA STARTUP SEJA BEM-SUCEDIDA?

Na relação de entre mentor e mentorado, a primeira coisa que precisa acontecer, é uma boa química. Sem um encontro de afinidades, que reverberem para ambos, dificilmente os diálogos conseguem produzir as ações e atividades desejadas para o melhor resultado. Portanto, antes de qualquer coisa, o mentorado precisa confirmar que vai conseguir se dar bem com o mentor, pois existe uma boa alquimia. Mas depois disto, dado que o contexto sempre é um “acelerado”, alguns perfis são preferíveis a outros, justamente por terem o potencial de impacto positivo no seu projeto no curto prazo.

 
Perfil 1: O Mentor de Vendas
A função da venda, que na realidade é a ciência da compra, é um dos maiores objetivos (e obstáculos) do empreendedorismo, e ter um mentor de vendas que é bom, desde prospecção até a determinação de seu cliente-alvo para a negociação tática é uma obrigação. Encontre um VP de vendas que já atuou na sua indústria e que já vendeu para consumidores similares aos que você agora tenta vender. Esta pessoa pode aconselhá-lo sobre como fazer o conversão de clientes potenciais, montar equipes de vendas efetivas e até mesmo como lidar com um cliente difícil.
 
Perfil 2: O Guru das Operações
É sempre bom ter uma mente operacional caminhando através de KPIs e indicadores avançados. Esta pessoa é ótima em detalhes e olha seu produto de forma simplificada. Este profissional deve ter tido anos de experiência em execução operacional, e entender como concatenar diversos recursos em consonância com os objetivos definidos no plano de ação.
 
Perfil 3: Mr. Rolodex Guru
Esse mentor tem uma rede de contatos ricos e profundos em sua indústria. Sempre que tiver um problema, você pode ligar e perguntar: “Quem pode me ajudar com isso?” ou “Você conhece alguém da empresa XYZ que pode nos fazer comprar?” Seu Rolodex Guru estará 10 passos à frente, fazendo apresentações quentes para todas as pessoas certas. Esta poderia ser uma pessoa de biz dev ou mesmo um anjo ou VC com um interesse adquirido no projeto.
 
Perfil 4: O Empreendedor
Este é um empreendedor que já passou por muitos dos mesmos problemas, e muitas vezes o acompanhará na jornada e nas diversas “batalhas” como a dor de cabeça de lidar com diversidade de funcionários para investidores. Escolher alguém com uma personalidade que o ajudou a superar obstáculos e conquistas seus objetivos, ter um mentor que andou nos mesmos sapatos de empreendedor antes de você é inestimável.
 
Então, se cada startup conseguir atrair os “campeões” nesses perfis, estará dando um enorme passo para conseguir atingir seus objetivos de transformar seu projeto numa startup com tração e eventualmente realizar a sonhada consolidação no mercado (escalar)!
 
São Paulo: 24 de janeiro
Rio de Janeiro: 25 de janeiro