Programa de Aceleração

A OBr foca-se na aceleração de startups já em atividade, buscando tracionar no mercado, que precisam acelerar seu crescimento e buscar escalabilidade para terem as melhores possibilidades de assegurar acesso a investimentos e continuarem crescendo. A OBr também privilegia startups com vocação global para aproveitarem a sua base e seus relacionamentos no Vale do Silício.

A OBr iniciou sua trajetória de aceleração de startups em 2008 e, em 2013, tornou-se uma das primeiras nove aceleradoras oficiais do programa Startup Brasil. O código genético do seu DNA de atuação nasceu da internacionalização, segmento em que atua desde 1991, e tem como princípio básico a busca prioritária de contínua excelência em execução e conquista de mercado.

Desde 2008, já acelerou de forma bem-sucedida mais de 100 projetos de aceleração de negócios internacionais, e desde 2013 acelerou mais de 50 startups, obtendo uma taxa de êxito em torno de 10%. Atualmente, possui uma vasta rede de relacionamentos com o mercado, em especial B2B, tanto no Brasil como em outros mercados mundiais, em especial os Estados Unidos, onde tem sede e faz parte de alguns dos principais grupos de investidores anjos do Vale do Silício: Sand Hill Angels, TiE Angels e SeedInvest.

Para melhorar seu desempenho de aceleração e investimentos, a OBr, nos últimos 2 anos, investiu na capacitação em melhores práticas de desenvolvimento de ecossistemas de empreendedorismo, construção de políticas indutoras e fomento, gestão de programas de aceleração e mentoria para startups. Atualmente, detém certificação mundial expedida pela principal entidade internacional de empreendedorismo e inovação, a International Business Innovation Association (InBIA).

A soma dos 30 anos de experiência em internacionalização com os últimos 5 anos de aceleração de startups e as capacitações em melhores práticas de aceleração bem-sucedida, permitiu à OBr montar um framework para permitir às startups atuarem de forma competitiva no mercado. Este framework, o LCF – Lean Canvas Framework, com foco na geração de tração, adota as melhores plataformas para gestão e monitoramento de indicadores e resultados.

O LCFLean Canvas Framework adota as seguintes plataformas alinhadas com os objetivos de aceleração: “maior maturidade e escalabilidade para atrair novos investimentos e continuar crescendo”.

 

PLATAFORMAS:

  • Plataforma para aperfeiçoamento e gestão dos diversos pitches necessários para interagir com mercado e investidores;
  • Plataforma de planejamento do programa de aceleração
  • Plataforma de gestão e monitoramento das métricas e indicadores
  • Plataforma de gestão e monitoramento do desempenho das mentorias

 

 

VISÃO GERAL DO PROCESSO DE ACELERAÇÃO

Jornada-de-Aceleracao-OBr

Startups com vocação local apenas – Aceleração de até 12 meses no Brasil
Startups com vocação global – o programa de aceleração está dividido em duas etapas:

  • 1ª Etapa – Aceleração de até 12 meses no Brasil
  • 2ª Etapa – Aceleração de até 4 meses no Vale do Silício

 

PROCESSO DE SELEÇÃO

Pré-requisitos:

  • Ter um MVP tracionado (sendo adotado pelo mercado)
  • Ter potencial internacional
  • Ter 2 fundadores dedicados integralmente
  • Responder aos indicadores do Diagnóstico
  • Participar da Entrevista Business Qualifier
  • Participar do OBr Boot Camp
  • Ou ter sido selecionado por um programa de fomento no qual a OBr participa

– As startups selecionadas através de programas de fomento continuam obrigadas a seguir o mesmo roteiro.

 

VISÃO GERAL DO PROCESSO DE SELEÇÃO

Engajamento

DiagnósticoDiagnósticos de Maturidade, Competitividade e Preparo Executivo

 

Entrevista Business Qualifier Entrevista com estruturação de briefing para planejamento junto com os fundadores, visando o profundo entendimento dos resultados dos indicadores

 

OBr Boot Camp Evento de 2 dias de convivência e simulação para realização da seleção final e/ou kick-off dos pré-selecionados pelos programas patrocinados, como Startup Brasil, Startup Rio, e outros.

 

Investimento A OBr investe nos planos de aceleração e startups através de fundo próprio e grupos dos parceiros de investimento. A OBr também é membro da Sand Hill Angels, TiE Angels e SeedInvest, grupos de investidores no Vale do Silício. Sua lógica de investimento é direcionada para startups com tração mínima e vocação global.